CONSOLE VELHO

MANTENDO SEU BOM E VELHO CONSOLE VIVO

JOGANDO A VELHA GERAÇÃO ENQUANTO NÃO DÁ PRA COMPRAR A NOVA

Pois é, já estamos na nova geração… e já tem muita gente se divertindo com os novos consoles Playstation 5 e XBOX SERIES X. Porém existe uma galera, e eu me incluo nisso, que ainda não possui pelo menos um dos consoles da nova geração. Eu normalmente não compro o console no seu lançamento, mas depois de uns 3 ou 4 meses já estou com pelo menos 1 deles na minha sala. Estamos em 2021, dia 24 de agosto para ser mais exato e aqui em casa nem sombra de novo console…

MAS O QUE ESTÁ ERRADO???

Na verdade não tem nada de errado, são simplesmente os pormenores da vida:

  • Dólar nas alturas
  • Real não valendo nada
  • Possuo novas responsabilidades como pai, marido, contas
  • A verdade é que não tá sobrando grana pra nada…

E além disso não é apenas comprar um dos consoles, que hoje beiram os 5 mil reais. A nova geração nos leva a uma questão técnica ao qual os nossos atuais televisores não possuem os recursos necessário para usufruir de todas as novas tecnologias que o Playstation 5 e XBOX SERIES X possuem. E isso afeta também até na questão de áudio, já que agora existem novos codecs que não dá para atualizar no seu sistema de som e mesmo olhando para um produto mais compacto como uma soundbar, nada nada são mais 3 mil reais na conta.

Fazendo uma conta de padeiro (já estou em lágrimas aqui), para ter um dos consoles, mais uma nova tv e soundbar compatível com a nova geração, você e eu, hoje, vamos precisar de pelo menos uns R$ 12.000,00, e olha que estou colocando aqui a TV mais em conta disponível hoje, que seria a LG Nano 86.

Mas é claro que o videogame vai funcionar sem tv e sistema de som novos, bastando para isso a boa velha conexão HDMI para plugar o game e se divertir no televisor atual que você tem. Mas mesmo assim, os consoles estão com um valor, como direi, um tanto quanto incompatíveis com a realidade de muita gente, principalmente aqui no Brasil, devido a alta do dólar e os impostos. Fora os demais problemas que vem ocorrendo no mundo atualmente…

Enfim…..

MAS, O QUE DÁ PRA FAZER???

No meu caso, assim como no de muitos… sentar e chorar… Pois tão cedo estes preços vão chegar a um patamar aceitável, e nem mesmo o mercado cinza vai salvar a pátria. Apesar de todo esse mimimi que foi descrito até agora eu tenho um Playstation 4, um XBOX ONE e também jogo no PC. Está tudo funcionando, porém ambos os consoles e meu PC já demandam uma certa idade, estão com cerca de 8 anos cada um deles. Quer queira quer não é um fator a se levar em conta, já que não tenho mais garantia em nenhum deles. Mesmo com todo o cuidado que eu tenho é fato que em algum dia eles podem parar de funcionar. Bom… o que podemos fazer é tentar manter nossos queridos brinquedos sadios:

  • Limpeza dos Consoles (poeira, poeria, poeria)
  • Verificar a saúde do fornecimento de energia para os Consoles
  • Troca de pasta térmica e limpeza interna dos aparelhos

E é sobre isso que vamos tratar neste artigo. Como já informei anteriormente, meu PS4 já tem 8 anos de idade e efetuei uma limpeza do console.

Além do vídeo o interessante a se tratar aqui é a questão de como cada equipamento se porta:

Pois mesmo com 8 anos de idade e a turbina de avião que o PS4 se tornou (vide vídeo acima), ele nunca desligou ou mesmo mostrou a tela de informação sobre superaquecimnento do console, mas é claro que o barulho incômodo do PS4 já era um aviso de: “olha, tem algo de errado comigo”.

Em contrapartida, apesar do XBOX ONE ter a mesma idade, ele continua super silencioso, porém a placa de comunicação do console com os controles pifou, me obrigando a jogar com o controle usando o cabo de alimentação. Um problema… não, mas um inconveniente… sim, com toda a certeza.

Já o meu PC velho de guerra começou agora a mostrar sinais da idade, mas não porque tem algo falhando ou dando pau, mas sim pelo simples fato do hardware não ser compatível com a nova versão do Windows (a 11), pois além do processador não constar na lista dos compativeis, o meu PC não tem essa placa chamada de TPM para que o Windows possa rodar.

O que posso falar aqui e agora, é que bom que meus bons e velhos brinquedos estão funcionando bem, pois a nova geração, pelo menos para mim ainda está um tanto que longe. E como tem jogo bom para se jogar nesta geração ainda.

E que este meio artigo-testemunhal lhe sirva de alerta, pois não custa nada uma verificada na tomada ou mesmo tirar a aquela poeira que você está deixando ali no seu console, pois ela, com certeza, vai causar algum problema no futuro.

E você, como está cuidando dos seus consoles???

Até a próxima.