Homem de Ferro

Homem de Ferro: Tony Stark já foi alcoolista?!

Nosso querido Homem de Ferro, imortalizado agora pela incrível atuação de Robert Downey Jr., foi um sucesso sem dúvidas! Mas você sabia que antigamente não era bem assim?

Diferente dos filmes, a vida de Stark não foi sempre essas mil maravilhas, muito pelo contrário! Na verdade, o vingador dourado já teve graves problemas com o álcool…

A verdade escondida pela Marvel

Homem de Ferro

Homem De Ferro – O Demônio Na Garrafa (Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel, n°01)

Na verdade, poucos sabem disso, pois quando a Marvel resolveu fazer a adaptação do herói para os cinemas, eles resolveram censurar essa parte e fazer algo mais “family friendly”.

Foi feito algumas pequenas cenas onde Tony está bêbado para mostrar o vício do herói, mas no fim a Marvel optou por retirar no corte final, por achar muito pesado.

Isso se torna justificável, pois no começo, lá em 2008, no inicio do MCU, a Marvel tinha muito medo de “floppar”, então eles estavam adaptando tudo que pudesse criar algum problema.

No começo, muitos fãs estranharam não ter essa parte tão importante do herói nos cinemas, uma vez que esse vício deixava Tony mais humano, e fazia parte do escopo do personagem.

Estamos falando de um homem super rico que pode ter o que quiser, e mesmo assim Tony acabava buscando refúgio dos seus problemas na bebida, o que deixava o personagem mais profundo e mais complexo.

Mas a ideia nunca foi descartada!

Tony na sua festa de aniversário - Homem de Ferro 2

Tony na sua festa de aniversário – Homem de Ferro 2

 

A Marvel só teve coragem de mostrar um pouco de lado do herói em Homem de Ferro 2, durante o aniversário de Tony! Por achar que ia morrer, Tony resolveu enfiar o pé na jacá e comemorar seu aniversário como se fosse a última vez.

Foi a primeira vez nos cinemas que vimos o Homem de Ferro, de armadura, bêbado. Ele chegou até mesmo a flertar com Natasha, também imortalizada pela incrível atuação de Scarlet Johansson.

Todavia, logo depois desse episódio, a Marvel sumiu com esse lado problemático de Stark.

E nos quadrinhos?

Homem De Ferro – O Demônio Na Garrafa (Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel, n°01)

Homem De Ferro – O Demônio Na Garrafa (Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel, n°01)

 

Nas HQs já é um pouco diferente, dado que Tony Stark sempre gostou de tomar umas a mais! Com o passar dos anos isso foi se intensificando e os goles de bebida deixaram de ser socialmente e acabou se tornando válvula de escape para Tony.

Seu máximo foi na tão aclamada HQ “Homem De Ferro – O Demônio Na Garrafa” (Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel, n°01). Nela, vemos Tony se afundando cada vez mais no álcool e usando cada vez mais a bebida pra fugir de seus problemas.

Tony chega ao extremo devido a diversos fatores que estavam acontecendo em sua vida: ele estava sendo acusado de assassinato e quase perdendo a Stark Industries! Com a pressão, o nosso querido Stark foi correndo para a bebida.

O momento da recuperação!

Many Armors Of Iron Man, in Ian Sokoliwski – Bob Layton

 

Graças a interferência de James Rhodes, seu segurança e melhor amigo, e Julia Carpenter, sua antiga secretária, Tony abriu os olhos para o que estava se tornando e enxergou como aquele vício estava destruindo ele. Foi quando Tony finalmente pediu ajuda!

Depois desses episódios tudo mudou na vida de Stark e ele passou o resto dos anos tentando vencer seu problema com o álcool

Depois de décadas lutando conta o seu vicio, parece que finalmente Stark conseguiu vencer o alcoolismo e hoje em dia parou de depender da bebida, no entanto não foi nada fácil!

Com isso, vemos que o nosso gênio, bilionário, playboy e filantropo, além de ter vencido o Thanos, venceu um vilão tão poderoso quanto: o alcoolismo!