Grand Chase

Grand Chase Classic: KOG tenta matar o próprio jogo?!

Após seu anúncio ter animado diversos fãs do jogo e alimentado a nostalgia com seu beta em meados de junho, Grand Chase caminha lentamente para um fechamento, de novo, e por motivos semelhantes do que aconteceu há alguns anos atrás!

Com pouco mais de um mês de lançamento, o jogo caiu de quase 80 mil jogadores simultâneos em 28 de julho para menos de 7 mil nesse começo de setembro!

Uma grande decepção pra muitos, mas nenhuma novidade para alguns céticos que diziam que isso aconteceria, mesmo antes do lançamento. Veja abaixo mais informações sobre o que causou isso!

 

GRAND CHASE: A FEBRE DOS ANOS 2000. 

Grand Chase: Elenco de personagens jogáveis contra monstros do jogo.
Grand Chase: Elenco de personagens jogáveis contra monstros do jogo.

Em 2006, a Level Up Games publicou no Brasil o que seria um de seus maiores sucessos: Grand Chase.

Rapidamente o jogo conquistou o público e criou uma comunidade extremamente sólida, com fãs e jogadores dedicados que gastavam horas de seus dias online.

Misturando elementos de luta, plataforma e RPG, o jogo era extremamente viciante. Somado aos gráficos de anime e visuais bem feitos, GC (Grand Chase) se tornou um fenômeno.

Seguindo, dessa forma, os passos de seu irmão, também coreano, Ragnarok, que já fazia muito sucesso por aqui e também foi publicado pela Level Up. Mas nem tudo são flores…

 

O DECLÍNIO

Edel em imagem promocional da quinta temporada do jogo.
Edel em imagem promocional da quinta temporada do jogo.

Com o passar dos anos, o jogo parecia cair na mesmice e as atualizações não empolgavam tanto quanto antes.

O sistema de moeda dentro do jogo também dava uma grande sensação de injustiça, onde quem tinha mais dinheiro ganhava, e aos poucos a popularidade do jogo foi caindo.

Cada vez menos atualizações eram lançadas pela desenvolvedora do jogo, a KOG, e isso colocava a Level Up numa situação complicada de gerir um jogo com cada vez menos jogadores ativos.

Até que em 2015, numa decisão unilateral da desenvolvedora do jogo, ele foi fechado. Com uma base de players ainda grande no Brasil, a Level Up tentou comprar o jogo da KOG, mas sem sucesso!

Independente da oferta, a KOG não estava disposta a vender e isso fez com que os servidores do jogo fossem fechados em abril de 2015.

 

KOG NÃO APRENDEU A LIÇÃO!

Grand Chase: Imagem promocional da quarta temporada, tida como uma das melhores do jogo.
Grand Chase: Imagem promocional da quarta temporada, tida como uma das melhores do jogo.

Mesmo tendo tudo pra voltar a ser um dos jogos mais amados de sua geração, devido ao grande número de viúvos do jogo, Grand Chase Classic caminha para o mesmo destino de ser fechado, com cada vez menos jogadores ativos!

O medo de muitos se tornou realidade e o jogo praticamente não teve nenhuma mudança para seu (re)lançamento!

Os mesmos hacks ainda funcionam, a política de cash ainda beneficia muito quem usa dinheiro, quase nenhuma melhoria gráfica ou de mecânicas…

No fim, a nostalgia dos fãs não conseguiu superar a decepção, e a falta de comunicação da desenvolvedora torna tudo pior.

Outra coisa que vem decepcionando é a falta de personagens, o que pode ser resolvido ao longo do tempo, mas será o suficiente?

Nos resta esperar o que deve acontecer nos próximos meses, mas se continuar desse jeito, infelizmente, o jogo fechará novamente.