FESTIVAL RETRO GAMES BRASIL 2022 | VOLTAMOS

FESTIVAL RETRO GAMES BRASIL 2022 | VOLTAMOS

Evento que ocorreu no último dia 28 de maio em São Paulo reuniu gamers de todas as idades num ambiente muito nostálgico e divertido.

Tv de tubo de todos os tamanhos, video game odissey, manuais de jogos impressos dentro da caixa do jogo, tv do ursinho pooh, revistas de games, sega saturn, games indies, controles antigos, action figures raras, em muito mais no retorno do Festival Retro Games Brasil 2022. Tinha muita gente feliz ali, revendo velhos e conhecidos amigos. Matando a saudade e nostalgia de algum momento em que vivenciou quando mais novo através de algum game o objeto disponível no evento.

Monitor com Capacete
Pois é, televisor com capacete, você acredita?

O EVENTO

Esse grande reencontro nostálgico ocorreu no Centro de Convenções do SENAC de Santo Amaro, toda a àrea útil do andar térreo, mais um salão e o anfiteatro estavam ocupados por fâs e entusiastas do universo retrô games. Também foi possível testar alguns jogos da área indie que até hoje ainda desenvolve games para plataformas antigas, bem antigas para ser mais exato, onde posso citar aqui como exemplo o jogo de plataforma Irmãos Aratu e Shaolin Carcará, para o nosso querido Mega Drive, com direito e edição física e tudo o mais.

TVS LOUCAS
Num é todo dia que você vê um desses…

Alguns colecionadores de verdadeiras velharias estavam também presentes, seja para mostrar um pouco do seu acervo, ou para fazer negócio, pois tínhamos alguns itens à venda no evento, seja um controle de Nintendo 64 NTDA (nunca tirado da caixa), um jogo de Famicom raríssimo ou um aquele action figure da FRAN de Final Fantasy XII, ali ao seu lado, aguardando você sacar os milhões do bolso e levar pra casa. Só aqui para poder pelo menos ver de perto muita coisa que vi, vivi e vivenciei.

FRAN
É, não foi dessa vez…

OS INDIES DA VEZ

Estava também no evento a galera do Statera Studio com a demo jogável de Pocket Bravery, um game de luta 100% nacional com potencial para ir muito longe.

PB
Luta Poket Tupiniquim

A Dotemu de Streets of Rage 4 veio com dois games:

Windjammers 2, continuação do game de NEO GEO (sabe o que é isso???) ou ARCADE GAMES, esse aqui aparece nada mais, nada menos que 28 anos depois do seu predecessor. É um jogo de freesbe muito radical.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge, com toda a certeza, a cereja do bolo do evento. As nossas queridas tartarugas estão de volta em um game que nos relembra a versão clássica do arcade e da versão Turtles In Time. Temos uma matéria especial sobre a demo jogável do evento FRGB,  onde tivemos a oportunidade de jogá-lo em primeira mão.

É a primeira vez na América Latina que este game aparece por aqui.

ONDE TUDO COMEÇOU

Existia uma sala reservada para alguns outros desenvolvedores indies de games mostrarem os seu projetos, mas pelo menos 50% da sala era uma verdadeira ODISSÉIA GAMISTICA, pois a galera do Odyssey estava lá em peso, apresentando consoles muito bem conservados e alguns projetos bem interessantes, como por exemplo, pequenos livretos, escritos por Gabriel S.F. Essas pequenas histórias enriquecem o lore dos jogos da plataforma Odyssey, assim você fica sabendo o que ocorreu antes do start neste games. Tenho que bater palmas aqui pela qualidade do material que vi, impressões de boa qualidade e histórias com boa riqueza de detalhes… (e nós hoje aceitamos que os jogos não venham nem mais manuais impressos….)

Livros Odyssey
Livretos que enriquecem o universo gamer.

FALANDO SOBRE GAMES

Um dos pontos altos do evento foram as palestras que ocorreram no anfiteatro após o almoço:

Sociedade Histórica de Videogames do Brasil, apresentando seu novo projeto sobre um hacker brasileiro que mantém vivo um projeto sobre o console Zeebo.

Jam.gg, apresentou sua plataforma via navegador, onde podemos jogar muito jogos retro, sem instalação, apenas play.

Thais Weiller, desenvolvedora de Blazing Chrome apresentou uma visão bem pé no chão sobre a produção de jogos atualmente.

Jonathan Ferreira, sobre o projeto do Pocket Bravery.

Túlio, da 2Dream falou sobre novos e antigos projetos da sua empresa, nos dando uma boa visão do quão longe é possível chegar se acreditarmos nos nossos sonhos.

Arnaud da Dotemu, no atual projeto da tartarugas ninja, nos mostrou as dificuldades de se trabalhar um um projeto que revitaliza um game querido em nossos corações.

ARNOUD TMNT
Arnoud da Dotemu

E por falar em Tartarugas…

COWABUNGA (atualizado)

Afirmo e reafirmo que a cereja do bolo estava disponível em vários notes ligados a tv´s com a demo de Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge. Com duas fases disponíveis para descermos a porrada nos vilões do Clã do Pé foi possível saborear o que Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael vão aprontar neste novo game. Teremos uma análise completa aqui no GN. Gameplay em breve. O game sai dia 16 de junho de 2022.

RESUMINDO

Estando todos vacinados e respeitando os devidos protocolos sanitários impostos pela COVID-19, posso dizer que o evento FRGB 2022 foi um enorme sucesso, pois além de poder resgatar um pouco da nossa memória gamer, principalmente para quem tem mais de 40 anos assim como eu, foi muito bom poder ver velhos amigos, experenciar novamente um evento presencial, poder sentar na mesa na hora do almoço e jogar um pouco de conversa fora. Enfim, este foi o primeiro de muitos eventos que o GN irá cobrir com a nossa vida tentando voltar ao normal, e que bom que estamos voltando a vida normal.

E que venha a FRGB 2023, pois já estamos aguardamos ansiosos.

Gostaria de agradecer a toda a equipe responsável pelo evento, pelo apoio, carinho e dedicação a nós da imprensa.

Nos vemos na próxima!!!

One thought on “FESTIVAL RETRO GAMES BRASIL 2022 | VOLTAMOS

Comments are closed.